quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Atenção! Importantíssimo!

Oi meninas!
Cada estação do ano traz suas preocupações em termos de saúde pública. 
Verão, muita chuva, e aí com ela vem a dengue. As enchentes também propiciam muitas doenças, como a leptospirose.
Porém temos que pensar um pouquinho à frente, pois já já o inverno bate às nossas portas. E o que virá com ele? Aquele estresse todinho que vimos no ano passado sobre a gripe suína. Apesar de não passar de um vírus da gripe comum, como os próprios especialistas declararam, nós nos deparamos com muitos óbitos, lembram?
Aí vem a nossa preocupação com nossos pequenos.... Mal se pode sair à rua. Shoppings, supermercados, clubes, tudo tem que ser evitado, um horror!!!
Li que integrantes da OMS se reuniram anteontem e mantiveram o alerta de uma pandemia, que é quando uma doença se espalha por diferentes países.
Então, vamos nos prevenir nos vacinando , vacinando nossos bebês, enfim, a família toda... e sem esquecer da higienização que também é um fator essencial!
Leiam esse artigo esclarecedor a respeito dessa vacinação.
Ps:  Confesso que fico um pouco receosa em relação à tal vacina...  e vocês???

Beijos!



Gripe suína: adultos de 30 a 39 anos também vão receber a vacina da gripe suína gratuitamente, assim como grávidas e crianças

Anúncio ampliando a idade de vacinação entre adultos foi feito hoje pelo Ministério da Saúde. Veja como vai funcionar e o que fazer se você ou seu filho não estiverem nos grupos que vão receber a dose de graça

Simone Tinti e Thais Lazzeri

Shutterstock
O Ministério da Saúde acaba de confirmar que adultos de 30 a 39 anos vão receber a vacina contra gripe suína gratuitamente. Eles entraram para a lista de grupos prioritários da campanha nacional, que começa dia 8 de março. Foram escolhidos porque foi a população com maior número de óbitos e de maior risco. Até então apenas adultos de 20 a 29 iam receber a dose. A vacinação para esse grupo será entre 10 e 21 de maio. 

Gestantes e crianças de 6 meses a 2 anos vão começar a ser vacinadas em 22 de março. A expectativa é imunizar 62 milhões de pessoas e, assim, reduzir o número de casos graves da doença - o ministério vai comprar mais 30 milhões de doses para vacinar esse novo grupo (adultos de 30 a 39 anos). As crianças vão tomar duas meia-doses, com intervalo de 21 dias entre elas (na primeira, o organismo começa a fabricar anticorpos e, na segunda, age como reforço), e as gestantes, uma dose, apenas, em qualquer período da gravidez. 

A Sociedade Brasileira de Pediatria, que segue a Academia Americana, recomenda que crianças até 5 anos sejam vacinadas. Os médicos afirmam que as maiores de 6 também deveriam receber a proteção, bem como os adultos e cuidadores. Quem puder pagar pela dose, que estará disponível na rede privada por cerca de R$ 60 cada (é uma estimativa, o valor final não foi definido), deve, sim, vacinar o filho. A única restrição à vacina é para quem tem alergia muito grave a ovo. 

A vacinação será dividida em quatro etapas e acontecerá ao mesmo tempo em todo o país (26 Estados e o Distrito Federal). Você pode conferir cada grupo abaixo. O objetivo do Ministério é terminar a vacinação ainda antes do início do inverno no país, quando é registrado o maior número de casos de gripe. 

Etapas de vacinação


Primeira etapa, de 8 a 19 de março 

Índios e profissionais da área da saúde, como médicos, enfermeiros, recepcionistas e pessoal de limpeza e segurança dos hospitais, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profissionais que atuam na investigação epidemiológica. 



Segunda etapa, de 22 de março e 2 de abril 

Grávidas: em qualquer período de gestação serão imunizadas nesta etapa, mas também poderão tomar a vacina em qualquer outro período; 

Crianças de seis meses a dois anos. Elas devem receber meia dose da vacina e, 21 dias depois, a outra meia dose. 

Outras pessoas que serão atendidas nesta fase são os doentes crônicos (exceto idosos, que serão chamados em outra etapa) como os portadores de problemas do coração, pulmão, fígado, rins e sangue, diabéticos, asmáticos, e obesos grau 3 (os antigos obesos mórbidos), entre outros (confira a tabela completa no site do Ministério da Saúde). 



Terceira etapa, de 5 a 23 de abril 

Adultos de 20 a 29 anos 



Quarta etapa, de 24 de abril a 7 de maio 

Vai coincidir com a campanha anual de vacinação contra a gripe comum e será apenas para idosos. 

Quinta etapa, de 10 a 21 de maio
Adultos de 30 a 39 anos


FONTE: REVISTA CRESCER ON LINE.

4 comentários:

  1. Sei exatamente o que vc. tá querendo dizer com isso, uma vacina nova que vai lá saber direito as reações, ainda ontem perguntei sobre isso ao meu médico, diz ele que perigo maior pe não se vacinar, mas vou ser bem sincera com vc. me sinto entre a cruz e a caldeirinha, se não vacina e as crianças ficam doentes vou me culpar pelo resto da vida, complicado tudo isso.

    ResponderExcluir
  2. pois eh Mi, o inverno daqui a pouco tah ai e toda essa loucura de gripe suina vai voltar... num quero nem pensar!
    confesso q estou com pe atras com essa vacina, foi feita meio as pressas, eh a primeira vez q vao aplicar no Brasil! To com medo e com mta duvida se tomo ou nao tomo! Acho q se eu tivesse um bebezinho ia ficar com mais medo ainda d deixar aplicarem nele, eles sao mto mais sensiveis!!!
    Tomara q saia td certinho!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa,nem me fale. Já estou toda apreensiva com o inverno chegando. O léo ainda não tomou a vacina e já perguntei pra pediatra. Mas ela disse que teria uma reunião com o associação de pediatria paranaense e me daria uma posição a cerca do que fazer. Porque parece que tem duas procedências, de dois países diferentes e não se sabe ainda qual delas o Brasil adquiriu. Então é complicado, vou esperar pra ver o que ela me fala. Nossa, eu lembro quanto sofri. Fiquei três meses sem colocar a cara na rua. Até comprar de supermercado fazia por internet. Um caos!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Olha nem fala, ontem eu e meu esposo estávamos vendo a Jornal Nacional e conversávamos justamente sobre isso. Vamos orar a Deus e pedir que venha nos proteger e proteger nossos filhos.

    Bjs,

    ResponderExcluir

Ai que tudooooo, você vai comentar?!?!