terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Colinho de mãe!

Luisa está numa fase de colo.... ih.... está demais!!! E o meu colo, claro!
Haja dor na coluna! E haja ouvido para aguentar: você tem que acostumar ela com outras pessoas, tem que deixar ela menos no colo, deixa ela chorar.... e por aí vai.....
Gente, ela chora sentida mesmo sabe? Sai muitas lágrimas, faz vômito, tosse e fica chamando mamã.... tadinha, não deixo não!
A verdade é que na maior parte do dia somos eu e ela... e ainda tem esses dentes de cima que não saem (mas já está muito inchado, o sorriso está até diferente, engraçado) e ela fica muito irritada (e o calor também...)

Mas eu queria que isso tudo melhorasse um pouco,  que ela ficasse mais independente, brincando, com o pai, com outras pessoas...
Poxa, tenho tanta coisa para fazer... além de coisas de casa, quero terminar minha monografia da pós, meu estágio (acupuntura, que eu amo de paixão), ler uns livros que comprei.... enfim, muita coisa!

Mas acredito que tudo tem o seu tempo, e por enquanto vou curtindo, pois apesar do cansaço, amo, amo muito a minha carrapatinha grudada em mim!!! E adorei quando, pesquisando sobre o assunto, vi esse tópico na página da Crescer, vejam só!

Beijos, beijos, beijos!!!!


Colo da mãe faz bem para o bebê

Nos braços da mãe, o bebê recebe afeto e segurança. Não aprende a ser manhoso.

Redação Crescer

Paladino
A velha teoria de que colo deixa a criança mimada está perdendo adeptos, para sorte dos bebês. Entre os argumentos a favor, estão a segurança e o afeto transmitidos a eles, sentimentos que mesmo em excesso não fazem mal a ninguém. 

Terreno conhecido 
Pertinho da mãe, os bebês sentem-se "em casa", pois reconhecem seu cheiro e batimentos cardíacos. "É o que dá segurança e tranqüilidade à criança, além do toque, da voz e do olhar afetuoso da mãe. Por isso, não raro o bebê pára de chorar quando está em seus braços", diz a pediatra Maria Esther Ceccon, do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo. Para Maria Esther, a crença de que o colo pode "estragar" o bebê está ultrapassada. "Se a criança chora sem motivo evidente, como fome ou fralda molhada, está apenas pedindo aconchego. Chora para chamar a atenção, porque é essa a única maneira que o bebê tem de se comunicar", esclarece. 

Só benefícios
Segundo a pediatra, estudos comprovam que o bebê também se beneficia de estímulos físicos no colo da mãe. "Os movimentos intestinais da criança são impulsionados, e o calor do corpo materno faz com que ela fique mais relaxada. Essa combinação alivia as cólicas", explica Maria Esther. Outro benefício vem da proximidade sonora e visual que a criança tem com os pais quando está em seus braços. "É um estímulo para o desenvolvimento dos sentidos do bebê", diz a pediatra. E lembra que nesse contato a criança também desperta o amor dos pais, garantindo que a peguem mais e com carinho. "O colo é tão importante quanto a amamentação. O bebê requer toda a atenção. Não importa quem o segure, se a mãe ou pai, e sim o olhar amoroso que ele recebe nesse momento", conclui Maria Esther. 




"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" Cora Coralina.


9 comentários:

  1. Olá querida, estou retribuindo sua visita muito feliz por ter nos visitado e gostado do nosso cantinho, seja muito bem vinda é sempre um prazer ter novos amigos, e principalmente nesta fase : mãe de primeira viagem, é bom dividir as experi~encias , como ainda não sou mãe fico so colhendo informações rs..estou lendo um livro que ensina algumas táticas com o bebês, não sei se vc já ouviu falar? A encantadora de Bebês, eu estou no capítulo que fala sobre o choro do bebê, é muito interessante tem várias dicas depois dá uma pasadinha no site, quando tiver tiver uma folguinha, da Lu rs.. beijusestou te seguindo tb.

    http://www.fnac.com.br/a-encantadora-de-bebes-resolve-todos-os-seus-problemas-8520425097-FNAC,,livro-41278-2167.html

    ResponderExcluir
  2. Oi!
    Ah! Então o artigo te consolou, não é?
    Não tem como o colinho da mamãe estragar nenhum bebezinho, não é?
    Aproveite muito sua bebê... Já, já eles crescem e não querem mais colinho ;)

    Mas tb tem o calor e os dentinhos, como vc disse... isso tudo contribui... Já, já a princesa dá um tempinho pra mamãe!
    Te entendo!!! Passei uma fase assim com a Aninha...

    Qt a sua pergunta, conheço mais uma blogueira de Niterói sim... é a lilanit, mas não tenho muito contato, não.

    Beijinhos***

    ResponderExcluir
  3. Primeiro, obrigada pelos elogios!!! A Lulu também é linda!!! Uma princesinha!!! Parabéns!!!

    Sobre seu post: Querida, nessa fase da Lulu é assim mesmo!!! Pelo que tenho lido a respeito, e por experiências de pessoas próximas, essa é a fase em que o bebê descobre que ele e a mãe não são a mesma pessoa... isso é muito estranho e complicado para eles!!! Imagina, antes ela acha que vcs duas eram uma só e agora ela vê que são pessoas distintas... causa medo, insegurança e tudo que ela quer é colo!!! E dê, dê muito colo pra ela!!! Se eu pudesse ficar em casa o dia todo daria todo colo do mundo pro Lucas!!!
    Bjoes pra vcs!!! E passe sempre no nosso catinho!

    ResponderExcluir
  4. ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    ufa fico aliviada..rsrsr davi só quer eu eu e eu
    meu marido diz q o davi é o meu anexo..rsrs

    bjinhusss

    ResponderExcluir
  5. hum nem me fale, meu Danilo era e é atew hj um carrapatão rsrtsrsr.
    gostei da matéria, obrigada por compartilhar conosco.
    bjks grandonas pra vc e Lulu carrapatinha.

    ResponderExcluir
  6. Oi querida, muito o brigada por entrar no meu blog! Gostei muito do seu, que cantinho lindo...todo de menina! Vou te seguir e acompanhar. E quanto ao post, tem mais é que aproveitar sua filhota mesmo, vc está certíssima. Aproveita pq esse momento passa super rápido e logo ela nem vai mais querer saber de colo e carinho, vai querer ficar soltinha! Vc está certa em dar uma pausa e ficar só com ela, amar os filhos é o mais certo a fazer, nada melhor que colo e carinho! Eu fiz isso com o meu primeiro filho, fiquei dois anos só com ele, e só fez bem. Agora com o segundo fiquei um ano, temos que aproveitar e cuidar bem deles. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Oi querida, sabe eu penso que os dentinhos e esse calor intenso esta deixando ela assim, por aqui não esta diferente a Ana Luiza esta muito irritada, antes da Aninha comecar a engatinhar e andar ela era um grude comigo, depois que descobriu que andar é mais divertido sou eu quem implora pra que ela venha em meu colo, tem dias que ela me esnoba. hehehe...Curta muito agora, de muito colinho e carinho, pois voce vai sentir falta. vai sim.

    Beijos pra voce e para a princesa.

    ResponderExcluir
  8. Olá...amei a sua visitinha...A Luisa tbm é linda...uma princesinha...=)
    É nos sentir "insubistituíveis" é mesmo muito bom,transmitir aos nosso filhos todo o carinho e atenção é melhor ainda né?
    Concordo com a pesquisa, só não concordo com o sentimento de posse, acho que todos tem o seu espaço na vida da criança, o pai é peça fundamental nesse desenvolvimento, assim como avós e parentes próximos, afinal essa criança vai crescer ao lado de todo mundo, e uma hora ou outra ela vai ter que ir buscar sua independência e quanto mais treinamos eles para essa independência menos eles sofreram qunado ela tiver que bater a porta...
    Não que eu seja uma mãe fria,mto pelo contrário sou até pegajosa demais...rs
    mas eu acho que precisamos ter a consciência de que eles não são nossas propriedades e que mais cedo ou mais tarde os passarinhos vão voar e se virarem sozinhos, o mundo não pode acabar por que tivemos filhos, não podemos viver somente em função deles,devemos sim ser a cada dia mães melhores, para que eles sejam adultos melhores tbm...
    A vida continua...é claro que agora c/ uma baita responsabilidade,a Luisa precisa saber de que a mamãe é importante mas o papai também é, e você precisa sim dividir a responsabilidade com seu marido, pai não serve só pra pagar conta, tem que chegar junto, tem que acordar de madrugada,dar papinha, trocar fraldas...talvez eles façam isso tudo meio sem jeito, mas pode ter certeza que eles aprendem direitinho no final,agente aprendeu né? sabe porque? DEUS me livre guarde amanhã ou depois você não esteja mais do lado dela p/ cuidar?e aí? o que fazer? então repense em suas atitutdes diante disso... será que vc tá deixando ele ser pai de verdade? e mesmo que ele fuja ou não faça questão, oriente-o, diga a sua importância na vida da Luisa...pode parecer duro, mas eu também sou mãe, e só tenho 21 aninhos...rs e tô aprendendo isso tudo também..agente acerta, erra... e por aí vamos, acreditando na educação de nossos filhos, não exite fórmula p/ isso... não precisa de pesquisas científicas...a questã é simples... CADA UM TEM SEU ESPAÇO ESPECIAL, não penses que és peça fundamental e única...afinal se as mães biológicas fossem tão insubistituíveis assim o que seriam das mães do coração e principalmente das crianças adotadas né??

    Obrigada pelo carinho, desculpe-me se fui um pouco dura...só quis ajuda-la...

    ah! e desculpa o texto tbm...rsrs é que eu me empolgo...hehe
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Querida já tinha visto essa matéria e concordo totalmente com ela.
    Olha tenha paciência essa fase "superbond" com o tempo melhora, paciência....mas ti garanto que melhora mas ainda vai demorar um pouquinho, um dia vc. vai sentir saudades dessa fase, rsrsrs.

    ResponderExcluir

Ai que tudooooo, você vai comentar?!?!