sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Vamos falar sobre alimentos e utensílios!



Como já havia dito, vou sempre postar algo sobre saúde e resolvi falar hoje sobre higienização de alimentos e utensílios. Meu colega de profissão, o famoso Dr. bactéria, tem difundido bastante sobre este assunto, que muitas vezes, não é levado tão a sério.
Existem muitas doenças que são transmitidas por alimentos (as DTAs), e que oferecem um grande risco à saúde. Podem ir de diarréia e vômitos até a morte. Milhares crianças e bebês morrem por ano devido à essas doenças, então não custa nada nos prevenir.
Vamos lá, o conhecidíssimo suco de laranja, o primeiro contato com frutas dos nossos bebês. O correto é lavar as laranjas em água corrente, e depois colocá-las em solução de 1 litro de água com uma colher de sopa de água sanitária, por dez minutinhos. Lave de novo e esprema!!! Gente, é só parar para pensar: quantas pessoas manipularam essas laranjas antes de chegarem em nossa casa??? A mão humana é riquíssima em bactérias (o que chamamos de flora) , como o Staphylococcus. Faça o mesmo com outras frutas, legumes e verduras!
Importante também é o cuidado com os ovos. A infecção  mais conhecida é a salmonelose, que se contrai a partir de ovos mal cozidos. O ideal é cozinhar ou fritar bem, e descartar ovos rachados ou sujos (ao contrário do que se pensa, lavar os ovos NÃO é recomendado porque a Salmonella enteritidis, se estiver presente, estará na gema).
As sopinhas, ou qualquer outra comidinha também merecem cuidados. Depois de prontas, não deixe ficar por mais de duas horas sem refrigerar, se preciso congele, e descongele dentro da geladeira, nunca fora!!!! Isso é um erro tão comum.... tudo o que for descongelar (carne, frango...), sempre, sempre dentro da geladeira!
Para terminar, os utensílios (chupetas, mamadeiras, copos, peneiras....) devem ser lavados com água corrente e detergente neutro. O livro do bebê diz que após cinco meses não é necessário mais esterelizar as coisas. Mas não custa nada de vez em quando dar uma fervidinha, né?
Olha só gente, não sou a mamãe bactéria!!!! Sou a mamãe polvo!!!!!!Nada de neuroses, mas é que certos detalhes e cuidados podem fazer a diferença para a saúde dos nossos filhotes!!!
Criança tem que ficar no chão, engatinhar, brincar, ter contato com muitos ambientes, outras crianças, trocando bactérias (hehehe) e assim vai criando imunidade. Li uma vez, que geralmente o terceiro filho é aquele com menos problemas de saúde, pois foi criado sem as "neuras" do primeiro (nada científico, por favor!)
Portanto...não falei de redoma, e sim de higiene!!!!

DICA DO DIA:  Ueba!!! Hoje é sexta -feira!!! O melhor dia pra mim!!! Amanhã tem ajuda do papai (que de longe não tem nada de polvo, um dia postarei sobre isso... rsrsrsrs.....). Então a dica é: curta o fim de semana, passeie com seu pequeno(a) ao ar livre, no solzinho (importantíssimo para absorver cálcio e formar a vitamina D). "Quanto mais o bebê vê, mais ele aprende", li isso no livro do bebê e nunca mais esqueci.
Então.... bom final de semana, curtam muito, e segunda estou de volta (ah, fim de semana não vou postar, porque eu, Lulu e o papai Digão passeamos muiiiiiitoooo!!!! Eu mereço né, gente??? Mas é bom que vou pensando em coisas bem legais para postar, espero que tenham gostado do de hoje!!! Estou muito empolgada com esse blog, já tenho até seguidoras!!! Amei!!!

Beijoooo meu e da Lu!



4 comentários:

  1. Oi, querida!
    Bom saber que eu não estou sozinha =)
    Agora Alice dormiu (nem acredito e tenho até medo de comemorar) e resolvi passar pra conhecer o cantinho de vcs. Bem vinda ao mundo das mães malucas e blogueiras! rs
    Bju gde =*

    ResponderExcluir
  2. Vim aqui conhecer seu cantinho!
    Muito legal sua forma de escrever.
    Volaterei mais vezes.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá, depois passo por aqui com tempo, minha pequena tá acordada agora rsrsrsrs.
    Bjos e bom domingo!!!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado
    adorei
    bjsssssss
    Roberto Figueiredo
    Dr. bactéria
    microbiotec@uol.com.br

    ResponderExcluir

Ai que tudooooo, você vai comentar?!?!