segunda-feira, 11 de abril de 2011

Hiperlactação, a solução é doar!!!!


Pois é minhas amigas, eu, a polvo, na verdade estou mais para mamãe vaquinha.

Explicando: desde que a Sofia nasceu minha produção de leite é absurda. Usei as conchas de silicone para dar uma amaciada no bico (o incômodo passou em dez dias e hoje amamento sem dor), e para quem conhece sabe que elas ficam cheinhas de leite, até porque a função é exatamente essa, o leite sempre umedecendo o bico.
Comecei a achar estranho a rapidez que as conchas enchiam (segundos, sério!), fora outros fatos como: leite saindo em jato sem parar, a neném engasgando direto toda vez que mama, e um comecinho de refluxo.
Ah, ela também só consegue mamar em um peito, pois fica satisfeita rapidinho.

Na amamentação da Luisa também foi assim. Talvez um pouco menos. Ela não engasgava, mas teve refluxo.

Eu já havia lido uma matéria sobre hiperlactação e resolvi pesquisar mais sobre o assunto. Aí vi que várias coisas batiam com o que estava acontecendo: os engasgos, as mamadas muito curtas, os jatos, peitos muito cheios (os meus vão parar embaixo da axila, sério!), gases (a sorte que a Soso solta tudinho sem drama, rsrsrs). E tem ainda o lance do leite gorduroso.... olha só um pedacinho de um texto:


"Problemas de superprodução sao geralmente criados por maus conselhos. A mãe pode ter sido aconselhada de dar de mamar por alguns minutos de cada lado do peito ou que o bebê deve mamar dos dois peitos à cada mamada. Para uma mãe com superproduçao de leite, o bebê se satisfaz tao rapido em um peito que ela acha que tem que tira-lo mais cedo de um peito para que ele possa ainda mamar no segundo peito. Ele é então tirado do peito antes de mamar o leite gordo, e se enche com o primeiro leite do segundo peito. Grande quantidade de alimento de baixo teor calórico cria um ciclo vicioso: o ventre do bebe parece inchado e desconfortável por causa da alimentaçao, e ele ainda tem fome , porque não mamou leite gordo suficiente para se satisfazer. Entao o bebe chora para que seja alimentado de novo, e a mãe conclui que ela nao esta tendo uma quantidade suficiente de leite para alimenta-lo, pois ele nunca esta satisfeito. 



O primeiro leite tem uma grande quantidade de lactose, um açucar normal e necessario que em grandes quantidades causa gases e desconforto, frequentemente com fezes espumosa, liquidas ou verdes. 



Após um certo tempo o lactose pode irritar o tecido dos intestinos, causando uma intolerancia secundaria a lactose e possivelmente pequenos sangramentos nas fezes que podem ser diagnosticado erroneamente como intolerancia alimentar. Ajustando o aleitamento para aumentar a quantidade de gordura que o bebe recebe (terminando o peito antes de mudar de lado) geralmente corrige o problema. 


Quando eu fui tirar meus pontos, minha médica disse que poderia ser hiperlactação sim. E contei para ela o que eu tinha resolvido fazer: Doar. Ela achou o máximo!
Sim! Doar leite materno para bebês prematuros, bebês de mães soropositivas.... Eles necessitam muito.
Liguei para o banco de leite aqui de Niterói (no hospital universitário Antônio Pedro) e marquei uma visita da enfermeira aqui em casa.
Ela veio, muito simpática e me cadastrou e me deu todas as informações.
E confirmou a história da hiperlactação também - meu peito jorrou na roupa dela, coitada.

Então, para que desperdiçar leite materno se posso estar ajudando outros bebezinhos???
E ajudando a minha bebê também???
Sim, pois esvazio meu seio e depois dou à ela.
Nada de engasgos e a amamentação fica mais prolongada e gostosa!
E ela mama o leite "gordinho". Tudo de bom né????
Ainda não consegui fazer em todas as mamadas pois tem que ter todo um cuidado, mas já enchi um vidro de nescafé (que eles deixam com a gente, vários esterelizados, é só armazenar no congelador).
Depois eu conto para vocês como é o procedimento, até porque não é preciso ter hiperlactação para doar não!!!!

Ufa, nem acredito que acabei esse post, estou escrevendo há dias!!!!
Afinal, aqui ainda está um loucura loucura, rsrsrsrs, só rindo mesmo.....

Beijokas da mamãe polvo, feliz em estar ajudando mais "polvinhos".



20 comentários:

  1. Que tudo que você está podendo doar!!!
    Eu nunca tive peito, e mesmo na época do Lucas, nem parecia que eu amamentava, mas eu produzia tanto leite que ele se engasgava... eu cheguei a pensar que era refluxo, mas o pediatra disse que era hiperlactação, mas no meu caso só acontecia na hora da mamada... só depois que o Lucas sugava é que o leite jorrava e o gulosinho mamava até não poder mais, daí acabava vomitando o excesso... Não consegui doar, mas pelo tamanho das minhas tetas fiquei mto feliz em poder amamentar o filhote por 4 meses exclusivos (por causa do fim da licença maternidade) e por mais 3 meses, qdo ele por livre e expontanea vontade não quis mais...
    bjoes pra vc e suas fofuchas...

    ResponderExcluir
  2. Que ótimo, Mirella!
    Eu não sei se o meu caso era como o seu, mas eu tinha muito leite. Vivia com as conchas cheias e com a blusa molhada. Só que, como tinha de trabalhar ao mesmo tempo, infelizmente não conseguia doar esse leite - teria de esterilizar as conchas todas as vezes ou usar o sugador para isso e eu não conseguia folga para tal. Morria de dó de ter de jogar tanto leite fora, sendo que poderia ajudar outras crianças.
    Parabéns pela sua atitude e tomara que este post encoraje outras mamães!
    Beijocas.

    ResponderExcluir
  3. Maravilhosa sua iniciativa!
    Tbm tenho bastante leite, não chega a ser superlactação, mas a pequena aqui tem literalmente leite sobrando! Desde os primeiros dias tenho amamentado em um peito por vez, ela esvazia um peito e raramente pede mais, e a mocinha tem engordado a olhos vistos! Tenho tirado leite e dou à ela na chuquinha (ou melhor, o papai dá!) à noite, ela se farta, enche a barriguinha e dorme por pelo menos 4 horas, delícia! Tiro quase 100ml por dia.
    Bom de mais saber que nosso leitinho satisfaz as pequenas, né?

    Bjinhos

    ResponderExcluir
  4. amigaaaaaaaaaaaaaaaa q saudade, q bom receber sua visitinha...to sempre vendo as fotos das polvinhas no orkut...umas fofassssss da vontade de apertar..rsrsr
    amiga vc é uma polva mesmo heim,... te adimiro muitoooooooooooooooo

    bjusssssssssssssss

    ResponderExcluir
  5. Amiga, vc é TDB!!! Já era fã, agr estou mais fã ainda!!! E qto mais vc ajuda, mas suas coisinhas lindas recebem de volta!! Só tem vantagem!
    Qto à ida a Nikiti, pensei em ir na Semana Santa, que é meu niver. Eu ia p/ Taubaté, mas acho que não vai mais rolar. Então, Nikiti está nos planos. Se eu for, te aviso e a gente troca telefones!
    Beijocas em vcs,
    Bi

    ResponderExcluir
  6. Que maravilha sua ação! Deus te abençoe!!
    Infelizmente muitas preferem até jogar fora, por preguiça dos cuidados para doar..

    Bjks

    ResponderExcluir
  7. Muito boa a sua iniciativa. Vai ajudar muito a quem precisa.
    Parabéns!!

    As mamães tem que ficar muito atentas com os conselhos que o povo solta por aí. Bom mesmo é aconselhamento do seu médico. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Tá mais pra mamãe vaquinha mesmo!!Ainda vai amamentar vários bezzerrinhos necessitados, muito bom!

    Bjus, até sextaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
  9. Mirella, parabéns pela iniciativa!!!! Muito legal ter a oportunidade de fazer uma doação tão importante, imagine quantos bebês não vão ser alimentados com o seu leite, quantas vidas você vai estar ajudando a desenvolver?!! Que maravilha!!!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  10. Que maravilhoso que é poder amamentar! Eu não tive essa sorte na minha segunda gestação a produção foi bem pouquinha, alguns disseram que foi por causa da cesárea, sei lá... Parabéns pela iniciativa de doar o seu leite!

    bjus

    ResponderExcluir
  11. Oi! Conheci seu blog hj! Amei! Vou te seguir! Estou na expectativa da chegada do meu segundo filho e adorei ler suas experiências desesperadoras de cuidar de 2 crianças mas q também causam uma felicidade "desesperadora" de tão maravilhosa! Estou torcendo para ter muito leite pois quero muito amamentar! Meu primeiro filho só amamentei 4 meses... Mas esse quero amamentar por muito tempo! Lindas suas filhas! Bjs:)

    ResponderExcluir
  12. Mirella parabéns pela sua disposição em meio a correria que suponho estar sendo sua vida, esse seu gesto pode estar até salvando a vida de algum bebezinho.
    Bjs. em todas vcs.

    ResponderExcluir
  13. Me acabei de rir aqui: Cabo Frio, 3 dias! Só vc mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Ai que bom Mirella!!! NOssa como quis doar mas na na cidade em que morava e nem nas vizinhas tinha banco de leite. Nossa me partia o coraçao ter que jogar fora o leite. Não tive hiperlactação mas tive muito leite.

    Beijinhos pra vcs!!!

    ResponderExcluir
  15. Muito bom a iniciativa, eu sempre tive vontade, mas sempre rolava a preguiça pq era casa, filho pequeno, marido e etc, ai nunca colocava em pratica, mas ADMIRO quem tem peito, ahahaah, nos dois sentidos!!!

    Amei seu blog, sua filhotinha é muito fofa!!!

    Passa lá no meu cantinho tb...

    bjokas jana

    ResponderExcluir
  16. Oi. querida ja acompanho vc a algum tempo.
    Comigo era igual a vc, jorava leite pra todo lado, parecia um chafariz, o leite saia sozinho, sem estimilar nem nada.
    As pessoas que viam ficavam impresionada.
    Eu tentei doar, me ofereci para varias amigas que nao estava amamentando, e ninguem se interesou. achavam mais pratico fazer mamadeira de Nam.
    Eu liguei para 4 hospitais daqui de Porto Alegre e nenhum se dispos a mandar uma enfermeira fazer a coleta queriam que eu fosse ao hospital coletar, ai era demais, né.
    Nao iria a um hospital com uma bebezinha pequena.
    Ficava muito triste em ter que colocar fora tanto leite.
    Foi uma pena.

    Beijos
    Boas mamadas e boa doação.

    ResponderExcluir
  17. Eu tb doei vários vidros de LM enquanto amamentava minha filha.
    A enfermeira do banco de leite aqui da minha cidade disse que eu podia, inclusive, colocar o leite das conchas nesse vidro pois ele vai ser pasteurizado. (Nâo o leite q ficava horas nas conchas, eu misturava com o q saia na hora q estava amamentando).
    Doação de LM é o maior ato de amor de uma mãe... Uma vez conversei, na sala da pediatra da minha filha, com uma mãe de um bb que nasceu prematuro q passou 3 meses na UTI Neo, ela disse q a coisa mais dificil pra ela foi conseguir LM pra filha dela. Que tentou até comprar mas não vendem.

    ResponderExcluir
  18. Oi! Tô sumida, mas tô voltando!!! (ou pelo menos tentando).
    Vim avisar que estou com outro blog só para perguntas e respostas sobre maternidade. Dá um pulinho lá pra conhecer. Vou adorar!!!
    maternidadeperguntaserespostas.blogspot.com
    bjs.
    andrea, mamãe da manu
    manias de ser mãe.blogspot

    ResponderExcluir
  19. Olá,

    Eu ainda estou me adaptando com a amamentação. Acho que o Vítor mama bem, mas o pediatra falou que ele ganhou pouco peso nos primeiros dias. Minha produção não é muito grande e comecei a tomar mais líquido para ver se melhora.

    E tenho que dizer: linda atitude a tua de doar leite! Admirável!

    Beijos, Ananda.

    http://projetodemae.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Ai que tudooooo, você vai comentar?!?!