segunda-feira, 5 de abril de 2010

Obrigada Deus por curar minha filha

Nossa, como começar a escrever talvez o post mais difícil de ser relatado...
Provavelmente uma postagem LONGA, mas leiam....
Um desabafo do maior desespero que vivenciei, um ALERTA para todas.

Sexta-feira, coloquei no finalzinho do meu post que achava que a Luisa estava ficando dodói.... isso postei por volta das dez da noite. Uma e meia da manhã ela acordou.
Chorando, tossindo. Como de praxe, peito, mas ela não quis. Já ESTRANHEI.
Em questão de segundos, a tosse piorou e a Lulu estava nervosa, agitada como nunca vimos antes...

Fiquei com ela no colo tentando acalmá-la, o peito chiava, pensei em bronquite.
Aqui em Niterói só tem UM hospital com pediatria em emergência que atende Unimed, e ultimamente ouvi relatos nada agradáveis em relação ao tal, principalmente na pediatria.
Minha cabeça rodava, pensava mil coisas por minuto, não querendo levá-la ao hospital, medo.

Luisa só piorava. O choro ficou preso e com muito pavor notamos que ela estava com FALTA DE AR.
Corremos para trocar a roupa dela e quando tirei a blusinha, sua barriguinha e peito estavam afundados. Lulu mal respirava (e me sinto assim agora só por escrever).
Conseguem imaginar a cena? Um bebê de dez meses que há três horas atrás brincava feliz com o papai e a mamãe no tapetinho.... nos desesperamos.

Corremos para o tal hospital. Eu estava apreensiva, com medo do que iriam fazer com ela, que medicamentos dariam.... e a Lulu quietinha, só tentando respirar.
Chegando lá, me deparei com uma mulher deseperada chorando na emergência, que cena. Sempre vivi em hospital, em CTI, e nunca me acostumei em ver as pessoas assim, sofro.
Mas, fui em direção à recepcionista que antes mesmo de eu falar alguma coisa me interrompeu: Ela tem quantos anos? Respondi, dez meses. Olha, acabou de falecer uma criança com meningite aqui, os médicos não estão aconselhando.... nem esperei ela terminar, minha perna fraquejou, mas corremos de volta para o carro.

Para onde ir? A Unimed da Lulu é  a alpha que é aceita nas melhores clínicas e hospitais do Rio. Mas ir para lá? Talvez não desse tempo.... também perigoso, pois eram três da manhã e o Rodrigo estava nervoso tadinho.

Resolvemos passar em um outro hospital, mesmo sabendo que não teria pediatra,  não poderiam negar atendimento, né? Estava fechado.
Lembramos da maternidade onde tive a Luisa, seriam uns dez minutos mas tinha quase certeza de que não atenderiam.... não tem pediatria lá.

Bom, pertinho de onde estávamos lembramos que havia um hospital. Famoso por ser ótimo. Corremos para lá dispostos a pagar particular. Não tinha jeito, era a vida da nossa pequena.

Atendimento excelente na recepção (também, R$ 500,00 a consulta), e enquanto Rodrigo fazia a ficha eu já fui subindo para o andar da Pediatria.
A médica me aguardava na porta. E assim que entramos no consultório ela disse:
Laringite né?
Hã????? Na hora pensei, ai Jesus, é uma louca, e agora???
Eu disse, sei lá, mas acho que ela está com muita secreção....
Ela colocou o termômetro e fez a ausculta pulmonar
Temperatura? 39,5°C
Pulmão?Limpíssimo

Aí ela me explicou que a LARINGE estava inflamada e inchada não deixando o AR passar.... teríamos que nebulizar com adrenalina rapidinho. E supositório de dipirona para a febre (não quis dar injetável para Luisa não ficar nervosa e piorar).
Ela me passou confiança.
E Luisa fez a nebulização, com Rodrigo dançando em plena emergência para distraí-la, um amor.
Claro, os questionamentos CLÁSSICOS DE MÃE vieram: Como Luisa pegou isso? O que será que eu fiz de errado? Aff, abafa, sempre vou me questionar.... mas ela pode ter pego numa simples ída à padaria....

Aí sim, ela olhou a garganta, quer dizer, a laringe. Tinha melhorado, mas deveríamos ficar um pouco ali em observação, ainda estava inchada, querendo fechar.
Foi aí que perguntei à ela se era GRAVE, ela disse que sim, porque comprometia a respiração, mas que corremos à tempo e iria ficar tudo bem.

Só me acalmei porque Luisa quis mamar, um ótimo sinal. Mas mesmo assim, a médica pediu para fazermos outra nebulização, uns trinta minutos depois.
Fizemos, e ela parecia melhor, mas estressada tadinha e com sono.
Ela prescreveu dois remédios à base de corticóides, um elixir e outro para nebulizar.

ABRINDO PARÊNTESE:
Gente, é LÓGICO que não gostei nadinha de ter que administrar um remédio tão forte na minha Lu.
Mas SEI que corticóides são antinflamatórios potentes e de rápida ação. Era o que precisávamos. A situação era crítica e tínhamos que correr contra o tempo.
Tô falando isso, porque sei que tem mães que são contra medicamentos e podem me achar uma louca e  até entendo, mas tudo tem limite.Já li no blog mamíferas sobre febre e achei um absurdo, nem tive ânimo de comentar. Diziam praticamente que a febre era um presente, que não admistravam anti-térmico, pois era o organismo reagindo, e que elas achavam ótimo isso, e mais um monte de besteiras.
Tá, estudei isso e sei que febre é um sinal sim, mas um sinal de ALERTA de que algo não vai bem e se deixar a febre subir e subir, pode a criança sofrer uma convulsão. Aff, não gosto de nenhum tipo de radicalismo, nem para mais nem para menos.
FECHANDO PARÊNTESE.

Luisa sábado acordou BEM, feliz, brincando. Era tudo o que nós queríamos, ver ela sorrindo novamente! Só isso. Fomos almoçar na vovó (niver da tia Andrea), ela brincou, chegando em casa dormiu e parecia melhor.
À noite, como sempre à NOITE, tudo piora. Mas nada demais, só a tosse, e um pouquinho de respiração cansada, mas com a nebulização foi melhorando.... e dormimos bem.

Domingo, idem, melhor, brincando, comendo bem, mas à noite, tosse, uma tosse feia -  a tosse da laringite é a chamada tosse de cachorro. Mas resolvi que levaria ela hoje cedo no pediatra dela só para ele dar uma olhada e me orientar.

Fomos, e está tudo bem. Ele disse que a LARINGITE ESTRIDULOSA (é esse o nome), é uma doença que é mais ASSUSTADORA do que grave, e que as medicações são essas mesmo, seguir direitinho cinco dias. É o tempo que dura essa virose, e a tosse que ela está é normal, o pulmão está limpinho. Mas que tosse feia, dá uma sensação de sufocamento sabe?

CARAMBA,  Luisa só escolhe feriado para ter essas coisas e nunca fica doente, mas das duas vezes só coisa braba. A primeira virose, no carnaval, foi o EXANTEMA SÚBITO ou ROSÉOLA INFANTIL e agora na semana santa, LARINGITE. Ainda bem que não viajei, ficamos para ir na festinha do Artur e nem fomos, sniff.

Meninas, amanhã quero escrever sobre as VIROSES. Vou começar sobre essas  duas que a Lulu teve, pois já pesquisei muito sobre. É bom ficarmos alertas, com sintomas, tratamentos, pois um diagnóstico errado, lá vai nossos pequenos tomar antibiótico, o que no caso, não tem nada a ver ser prescrito, só no caso de infecções bacterianas. 

E isso ocorre muito, sabiam???? Pois as viroses tem um ciclo a completar, geralmente de três a cinco dias, e os remédios são para os sintomas. Muitas mães não tem paciência de esperar esse tempo, ou acham que o filho não está melhorando e o médico por muitas vezes prescreve o antibiótico.

Assunto para amanhã..... espero que tenham lido, e agradeçam muito à Deus pela saúde dos seus filhos....só nessas horas que damos valor e pensamos: que INJUSTO eu reclamar que a Lulu é muito agitada! Ela é saudável, isso que importa! E quanto às dormidas também, NÃO QUERO MAIS ME LAMENTAR.
Só quero ver a minha gordinha 100% de novo.

Obrigada Deus, por curar a minha filha.
Obrigada, por ela se recuperar tão rápido....

Beijos da mamãe polvo, abrindo seu coração aflito, mas mais calma hoje.

PS: Tô em falta em visitar vocês, mas me entendam.... sei que hoje virão muitas palavras de carinho, adoro vocês, viu?



Minha Lu, abatidinha ontem......



.....mas, melhorando!





16 comentários:

  1. Nossa, amiga, que sufoco!!!!!!
    Dá até um aperto no peito imaginar sua situação com a Lu doentinha.
    Tbm li no Mamiferas um post sobre febre que me revoltou. É absurdo fazermos com que os filhos sofram só para "provar" as ideologias das mães.
    Sou totalmente contra esse radicalismos na maternidade, a ciencia e as inovações da medicina estão aqui para ajudarem e manterem nossas crianças saudáveis.
    Ainda bem que a Lulu tá melhor!!!!

    bjinhosss e boa sorte!!!!

    E dê vários apertos na bochecha mais gostosa da blogsfera (amo as bochechas da LU!!! rsrs)

    ResponderExcluir
  2. Oi linda
    Nossa....estou sem ar!!!
    Que sufoco!!
    Mas veja como Deus é maravilhoso....com toda essa agitação, vc foi guiada por Deus para um ótimo hospital. Isso é mão de Deus!

    Graças a Deus a Lulu está bem e com certeza melhor a cada segundo!
    A Lulu é obra prima do Pai!!

    Desejo um ótimo dia a vcs!!
    Beijinhos

    P.s.: quero saber tudo sobre virose!! Vou anotar no meu caderninho..

    ResponderExcluir
  3. Nossa que susto hein amiga! mas Graças á Deus tudo se ajeitou e aLu está melhorando á cada dia, não jeito por mais que cuidamos desses pequeninos sempre aparece alguma coisa né, imagino o seu desespero amiga.

    Graças a Deus agora está tudo bem, beijo Grande.

    ResponderExcluir
  4. Eita Mirella realmente um sufoco, sei muiiiito bem o que vc. passou, quando a minha Heloísa tinha exatamente 6 meses teve essa maldita Laringite e assim como vc. quase morri, ela ficou internada por 2 dias, realmente essa falta de ar assusta muiiiito e vc. sabia que ela só piora e dá essa crise horrorosa á noite?????
    Concordo com vc. não gosto de nada radical, estou tratando sua chará com homeopatia, tento mas se a febre não cede entro com anti-térmico.
    Graças a Deus que a "fofona" já está bem novamente.
    Qto. a roséola não tem remédio mesmo e a criança fica muiiiiito chatinha.
    Bjs. sabor maracujá pra acalmar seu coração.

    ResponderExcluir
  5. Nossa amiga, eu li tudo é claro. Sei o que você passou amiga. O Leonardo também teve roséola, três dias de febre e as pintinhas. Eu fiquei desesperada. Também teve traqueobronquite que o deixava com tosse e com o pulmão chiando. Uma tristeza. Mas você agiu na hora certa, coração de mãe não se engana mesmo. Graças a Deus que pode achar um hospital. À medida que eu lia a história ía ficando mais aflita, com medo do que ia ler. Mas graças a Deus deu tudo certo. Quanto aos remédios, você tá muito certa. Exagero nunca é bom e se tratando do bem-estar dos nossos pequenos devemos agir e não ficar pensando em teorias. Você é uma ótima mãe e espero que Lulu esteja cada dia melhor. Grande beijo!

    ResponderExcluir
  6. Ai amiga nem me fale nisso... Louvo à deus diariamente pela saúde do meu pequeno! Ele teve apenas 1 virose até agora, mas quase enlouqueci na época! Fico feliz que Lulu esteja sendo cuidada com os remedinhos certos e que esteja ficando cada dia melhor... Sou totalmente á favor de medicar se existem sintomas! Se o remédio é forte ou fraco isso é irrelevante diante da gravidade do problema... Vc fez o que deveria ter feito e eu teria gido igual! Beijos grandes!!! Melhoras pra Lulu o quanto antes!

    ResponderExcluir
  7. Ai flor, que coisa hein!!!!!
    Que bom que a pequena está bem!!!
    FIcamos felizes!!!!
    Mas conte tudo sim, é bom para saber se acontecer algo!!!
    Beijinhus,
    Thalita e JB

    ResponderExcluir
  8. Ai Mi que desespero Mulher...
    Qndo se trata de Pimpolhos dodoís sou 1º ação(procuro tratar logo, fazer tudo que tem de ser feito) e depois emoção aí choro a torto e a direito com o sofrimento deles(Doí no ♥ de Mãe ver sua cria sofrer)
    Graças a Deus tudo esta melhorando, vc e eu temos a mesma opnião sobre febre e q essa Gordinha Linda fike 100% logo...

    Melhoras com Carinho

    Ótima Semana e Bitocas com Votos de Melhoras para Lulú♥

    ResponderExcluir
  9. amiga, q alivio! nossa, o q vc passou foi mesmo terrivel, mas ainda bem q passou! fiquei super aflita soh d ler suas palavras, fico imaginando vc passando por tudo isso, q perrengue! mas o q importa eh q passou e agora a Lulu esta ai, lindona e serelepe de novo! to mto feliz por esse pesadelo ter passado e nao ter deixado grandes marcas, amiga...
    nessas horas eh q agradeço pq meu plano eh aceito em varios hospitais daqui, inclusive pediatria (jah fico de olho no futuro rs) ... em qual vc levou, no HCN? eu acho mto bom, mas nao sei quanto a pediatria... la aceitam meu plano... o q eu nao gosto eh o santa Cruz, num sei se foi desse q vc falou q nao eh bom e q morreu uma criança la... nunca gostei d la, nem do ambiente, nem do atendimento, nada! acho q quando eu tiver um baby, vou procurar sempre levar no HCN, ou pedir dicas pra outras mamaes... mas o santa Cruz e o HCA (da alameda) eu corro! hahaha
    amiga, força ai e q a Lulu continue melhorando! PS: e q chuva foi esse hj?! minina tava na faculdade, passei um perrengue! rs
    Boa semana pra vcs! beijoss

    ResponderExcluir
  10. Ai, que susto vc passou! Eu sei exatamente como vc se snetiu, pois meu filho teve uma alergia no natal e tb tivemos que ir correndo pro pronto-socorro, chegamos lé ele já não respirava mais, não tem nada mais aflitivo!!! Ele tb tomou corticóides, ficou com as bochechinhas inchadas por uma semana, mas passou. Mas pode voltar. É terrível neh. Concordei com o que vc falou sobre as medicações no seu parentesis, eu não gosto de dar antibiótico o tempo todo, meu bebê teve que tomar esses dias pela primeira vez, mas tava com infecção, fazer o que. O meu filho grande tomou algumas vezes já, mas sempre espero uns 4 dias, se não melhorou levo no médico e medico ele. Mas contra anti- térmicos nada haver, tem que controlar febre de criança sim, se passa muito de 39 podem convulsionar, já pensou? Que mãe quer isso pro filho? Eu não dou melhoral, dou paracetamol que é o que os médicos indicam, muita mãe dá melhoral e faz mal, ele traz complicações pras vias aéreas, a criança pode desenvolver uma doença respiratória futuramente por causa desse remédio. E não sou de dar remédio à toa, sei que pra gripes e viroses não existe cura, tem que esperar, os remédios só aliviam os sintomas, eu não sou daquelas que dá xarope o tempo todo, dou é muita água e muito suco de laranja, pra vitamina c aumentar as imunidades. E é isso, eles smepre ficam doentes, não tem como evitar, mas temos que cuidar, vc cuidou na hora certa, e com febre não se birnca não. Bjus.

    ResponderExcluir
  11. Minha amiga, qta correria. Mas graças a Deus nossa pekna gordinha tá bem.
    Eu já passei momentos assim com meu Danilo, nem gosto de lembrar..
    Mas, infelizmente as vzs temos que passar por essas coisas com nossos pequenos.

    beijos de melhoras e saúde pra Lulu.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Mirella!
    Eu tb já passei sufoco parecido, duas vezes (pode achar as histórias no blog, se ainda não leu)... Foram diagnósticos diferentes, um foi bronquiolite aos cinco meses e o outro "infecção respiratória" no carnaval deste ano, e em ambos ela teve chiado no peito e falta de ar... Em ambos o primeiro diagnóstico foi bronquite (no PS), depois a pediatra corrigiu. De qualquer forma foi a inalação que resolveu a parada. Em um deles deram antibiótico sem necessidade, mas fazer o que, depois de começar não dava para voltar atrás. É desesperador mesmo. Mas agradeço ter sido "apenas" vírus, pois criança que tem mesom bronquite asmática sofre muito, e muitas vezes, e os pais então, passam muito sufoco junto...
    Para uma mãe ver um filho doente é uma dor enorme. Fizeram certo em correr logo com ela. Graças a Deus a Lulu está bem e logo, logo ficará totalmente boa.
    Um beijo, com carinho.

    ResponderExcluir
  13. ai meu Deus que agonia, Graças a Deus tudo está bem!

    ResponderExcluir
  14. Mirellaaaaa está tudo bem com vc. e família, sei que está chovendo muiiiiito aí....estou preocupada, mande notícias se puder.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi amiga, que triste isso, lendo td o q vc contou eu vivenciei td o que eu passei pq minha vida era sair correndo de casa com meu filho engasgado, por leite ou por choro (ele tinha problema no coração entao era fraquinho), passando sinal vermelho e andando na contra mão pra chegar no hospital, senão nao dava tempo de salvar ele, tanto é q na última vez q ele engasgou ele pegou pneumonia...e dai o fim de tudo. Mas o seu caso é outro GRAÇAS A DEUS e sua filhinha esta melhor, e vai continuar ótima eu creio nisso. Fica com Deus e eu sei o que vc passou pq passei muito. Bjoss.

    ResponderExcluir

Ai que tudooooo, você vai comentar?!?!